Que o Beach Tennis é uma brincadeira que deu certo isso todo mundo já sabe. Aliás tornou-se um esporte onde mesmo quem começa devagar muitas vezes se torna um atleta.
Tal qual ocorre com esse fenômeno o esporte surgiu como um experimento que deu certo de uma simples brincadeira a algo que se difundiu para diversos países e sobretudo tornou-se febre no Brasil.
Nascido na cidade de Ravenna a literatura conta que em 1987 um grupo de amigos teve a ideia de simplesmente abaixar as redes de uma quadra de vôlei de praia e experimentaram alguns plays com raquetes de madeira e bolinhas e passaram a fazer adaptações necessárias para tornar o jogo cada vez mais dinâmico e competitivo.
Em 1996, ele se consolidou como uma modalidade esportiva própria. Nesse período, suas principais regras foram estabelecidas, ao mesmo tempo em que passou a ser regido pela Federação Internacional de Tênis (ITF).
A partir de então o esporte se espalhou por todo o mundo. Primeiro, ele encontrou uma série de praticantes na Europa e depois no resto do mundo. No Brasil, o Beach Tennis teria sido visto em meados de 2008 no Rio de Janeiro e atribui-se aos atletas Leopoldo Correa e Adão Chagas os primeiros treinamentos na cidade.
Com o tempo tanto cresceu o número de praticantes amadores quanto de atletas que se destacaram logo de início principalmente aqueles que eram vindos do tênis e migraram para as areias, como é o caso mais emblemático o da atleta Joana Cortez.